segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Tese REBELE-SE realiza seu primeiro Seminário Nacional



Com muita disposição e combatividade, a Tese REBELE-SE realizou em Salvador-BA no dia 22 de janeiro o seu primeiro Seminário Nacional. Ao todo, mais de 90 companheiros dos estados do CE, PB, PE, AL, BA, MG, RJ e SP puderam trocar suas experiências e fortalecer a discussão em torno do movimento estudantil brasileiro.

Durante todo o dia, no Auditório do CEFET-BA, os estudantes debateram o papel da juventude na atual conjuntura de crise econômica a partir de palestra do membro da Coordenação Nacional da UJR, Leonardo Péricles, e ainda em grupos de debate fizeram um raio-x da educação brasileira. No turno da tarde foi exibido um vídeo comemorativo da UNE, retratando sua história e seu destacado papel na sociedade brasileira, para em seguida ser debatido e aprovado o documento de Reforma Universitária da Tese REBELE-SE.

Esse documento é fruto das discussões iniciadas desde a preparação do último CONEG, em julho de 2008, onde foi feito uma tese que resgatava as bandeiras históricas apresentadas na Carta da Bahia de 1961, e desde então realizado um debate com as entidades que participam e constróem as atividades da REBELE-SE.

Os últimos meses fecharam essa discussão e após a preparação da tese ao CONEB foram materializados em pontos para facilitar a discussão durante toda a mobilização. Agora, foi aprovado esse documento que, com certeza, contribuirá com a formulação e a discussão do movimento estudantil sobre o projeto de educação que queremos.

"Foi uma vitória, a realização do Seminário Nacionaol da Tese REBELE-SE. Todos que participaram da atividade, sairam convencidos do caminho a seguir para lutar em defesa da educação de qualidade. A participação das entidades de base fortaleceu esse documento e ele será um importante instrumento para a mobilização cotidiana do movimento estudantil" declarou Matheus Malta, Diretor de Pólíticas Educacionais da UEE-MG.

Para o Diretor de Assistência Estudantil da UNE, Rafael Pires, "O Seminário nos ajuda a reencontrar a própria história da UNE e suas bandeiras de luta. Foi em Salvador que o primeiro Seminário da Reforma Universitária da UNE foi realizado, e aqui foi reconstruída a entidade, ainda debaixo da ditadura militar em 1979. É um privilégio e uma grande responsabilidade realizar esse Seminário num momento tão importante do movimento estudantil, que ressurge em várias universidades do país mesmo com a direção do governismo na UNE. É hora de transformar esse quadro, e tenho certeza que a mobilização para o Congresso da UNE em julho desse ano reflitirá essa mudança."

Abaixo, você lerá na íntegra o Documento da Reforma Universitária, aprovado no Seminário Nacional da Tese REBELE-SE.



Nenhum comentário: