domingo, 14 de março de 2010

Estudantes da UEPB ocupam reitoria e conquistam reabertura de vagas na residência







Campina Grande - PB, 08 de março de 2010.

Os estudantes Residentes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) se manifestam contra a política apresentada pela administração da universidade e ocupam a Reitoria da UEPB desde a última quinta-feira (04), onde numa ultima tentativa de negociação participaram de uma reunião com a PROEG (Pró-Reitoria de Ensino de Graduação). Na reunião, os estudantes obtiveram a confirmação, por parte da pró-reitora Eliana Maia, da não abertura de vagas para entrada de novos residentes na casa e com isso finalizar as atividades da atual Residência.
Atualmente a Residência Universitária da UEPB possui 19 estudantes, apesar de sua capacidade ser de até 40 pessoas, dessa forma, a UEPB deixa de atender estudantes que tem o direito de acesso a essa residência. Em contra partida apresenta apenas uma proposta de BOLSA MANUTENÇÃO (R$ 400,00 mensais).
Após serem eliminadas todas as possibilidades de negociação e conciliação entre os Residentes e a Reitoria, os estudantes decidiram seguir com a OCUPAÇÃO da Reitoria até que seja apresentada uma proposta que atenda as reivindicações da luta do movimento dos residentes por Assistência Estudantil e que seja garantida da continuidade da Residência Universitária da UEPB.
Os residentes exigem que seja aberto o Edital para inscrições de novas vagas na Residência e que melhore as condições de moradia existentes hoje. As manifestações dos estudantes são justas, eles lutam apenas pela garantia da efetivação de seus direitos. Eles demonstram, a todo o momento, que estão abertos ao diálogo, contudo, hoje a ocupação passa do seu terceiro dia e, mesmo assim, a REITORIA não apresenta nenhuma proposta de renegociação, sustentando a fala que não vai ser aberto o edital para a admissão de novos residentes.
Os estudantes continuaram firmes na luta contra essa política ultrapassada apresentada pela administração da UEPB.
Na terça-feira, 09 de março, a reitoria da UEPB aceitou sentar com os residentes e com o DCE para negociar e resolver as reivindicações.
Foi encaminhado por parte do DCE uma pauta de revindicações para a assitência Estudantil com os seguintes pontos: 1. Criação de uma Pró-Reitoria de Assistência Estudantil; 2. Atendimento da pauta dos residentes; 3. Reabertura imediata das vagas para a residência; 4. Definição de um número mínimo de 50 vagas para a residência e 5. Criação de residências em todos os campi.
A reitoria acatou todas as reivindicações dos residentes e DCE, prometendo avançar essa discussão nas próximas semanas.
Assim, está claro que o movimento estudantil organizado e combatico conquista.

Tiago Medeiros
UNE PB-RN

Nenhum comentário: