quarta-feira, 17 de junho de 2009

REBELE-SE elege maioria de delegados em 7 federais

A disputa de delegados ao Congresso da UNE está chegando em sua reta final. Faltando apenas alguns dias, um importante balanço já pode ser feito na eleição de delegados das principais instituições federais em que atuamos e fazemos disputa na base do movimento.

Ao todo foram 7 Universidades Federais em que chapas que defendem a Tese REBELE-SE na UNE se saiu vitoriosa, o que representa mais de 70 delegados em universidades federais. Conseguimos confirmar nossa força na UFABC, UFCG e UFAL, vencendo as eleições e conquistando a imensa maioria dos delegados nessas instituições, elegendo três, onze e dezesseis delegados, respectivamente. Na UFABC, e nos campi de Maceió e Campina Grande as eleições ocorreram em chapa única, mostrando o acumulo de trabalho que temos tido nesses locais.

Mesmo com a tentativa de golpe para as eleições na UFRPE, o Conselho de Entidades de Base e a reunião da diretoria do DCE-UFRPE asseguraram a normalidade do processo e a maioria dos delegados nos três campi.

Na UFRJ, numa disputa bastante acirrada, e marcada pelo desgaste daqueles que defendem a divisão no movimento estudantil, fomos a tese que mais conquistou delegados, oito ao total.

Para completar, na UFPE e na UFMG nos saímos vitoriosos numa grande disputa contra o governismo no movimento estudantil. Em Recife, mesmo com um calendário apertado, com muita proximidade do Congresso da UEP, a vitoria demonstrou a força do trabalho da Correnteza na instituição e reafirmou nossa influência e respaldo junto aos estudantes.

Já em Belo Horizonte, mesmo com a aliança entre todos os setores governistas, unindo todo o PT e a UJS, e com o adiamento por duas vezes do processo eleitoral pela confusa gestão do DCE-UFMG conseguimos uma importante vitória e afirmando a grande bancada de Minas Gerais que teremos no Congresso da UNE.

De acordo com Matheus Malta, Diretor de Políticas Educacionais da UEE-MG, e delegado eleito ao Congresso pela UFMG, "Essa vitória mostrou o acerto das lutas pela assistência estudantil e em defesa da organização dos estudantes. Conseguimos mobilizar uma combativa bancada ao último CONEB da UNE, e com certeza teremos uma presença marcante nos congressos da UEE e da UNE nessas próximas semanas. Esse resultado que tivemos na UFMG servirá para colocarmos ainda mais fôlego em nossa luta para construir um novo DCE-UFMG."


2 comentários:

Anônimo disse...

Oi genteee adorei a reportagemmmm... acabei de chegar do congresso e to mais do nunca no apoio da REBELE-SE sou delegado do CESMAC Marechal e acho o maximo isso...e a tese rebele-se é a unica q realmente vale a pena...vamos todo junto companheiro agora detonar mais ainda essa UNA governista...

Marcus Dir. da UEP disse...

Companheiros os estudantes tem cede de um movimento estudantil combativo e atuante, precisamos é dar continuidade nas nossa universidades e cursos com um movimento real, que debata asquestões pertinentes aos estudantes, mas não só debata masque também tenha atitude. E é isso que nos torna diferentes dos demais grupos atitudes coerentes com o Discurso.
Firmes na luta!!!!!