terça-feira, 7 de abril de 2009

Ocupação da Reitoria da UNEB

É inegável para todos os estudantes das Universidades públicas brasileiras o descaso histórico com a educação, principalmente na Bahia. Nota-se em várias instituições a falta de estrutura, de projetos que contemplem a participação dos estudantes em eventos, de programas que o auxiliem financeiramente e o principal: a falta de professores. Tais problemas desqualificam por completo as Instituições de Ensino Superior (IES), deste modo não formam cidadãos capazes de intervir crítica e profissionalmente na sociedade ou que compreendam seu papel de agente transformador.

Face a essa situação constrangedora por que passam as IES, surge na Universidade do Estado da Bahia, Campus XV, o movimento “Professores Já!” que exerce o papel de lutar por uma educação pública e verdadeiramente de qualidade e que cumpra não o simples papel de reproduzir conhecimento, mas também o de fazer descobertas e influenciar no desenvolvimento da sociedade. Para isso, precisa-se de professores efetivos, de autonomia universitária, laboratórios equipados e atualizados, maior corpo técnico-administrativo, bibliotecas atualizadas e com maior acervo.


Desde o dia 17 de março, os estudantes ocupam o Campus XV, na cidade de Valença (257 km de Salvador), com o intuito de pressionar as instâncias governamentais para a necessidade de ampliação do quadro docente e técnico através de concurso público e revogação da lei 7.176/97 (que restringe a autonomia das IES baianas) desde esse período, as aulas foram paralisadas na instituição. Após a realização de eventos (marcha, audiência e aula pública) que socializaram os problemas da instituição, o movimento seguiu para Salvador, no dia 24 de março, onde fica a Reitoria, para negociar com o Magnífico Reitor, Lourisvaldo Valentim, e o Governo do Estado as soluções para a crise que passa a Universidade do Estado da Bahia- UNEB. O movimento obteve êxito em tudo que dependia das instâncias universitárias. No que concerne ao Governo do Estado, a conversa não foi a mesma, o que culminou com a ocupação da Reitoria.

Durante a ocupação da Reitoria, diversos atos foram realizados dentro e fora da instituição. Com faixas, cartazes, panfletos, pedágios, reportagens em vários meios de comunicação, plenárias, manifestações, carta aberta, o Movimento “Professores já!” conseguiu informar a todos sobre a realidade catastrófica por que passa a UNEB e garantiu o apoio da sociedade baiana na luta por uma educação pública digna. Os estudantes apenas desocuparam a Reitoria no dia 31 de março, após o recebimento de um documento do Governo do Estado marcando uma reunião para o dia 07 de abril, abrindo assim uma mesa de negociações. Ao desocupar, os estudantes presentes fizeram um ato simbólico intitulado “I lavagem da Reitoria” que teve por objetivo limpar todo o descaso do Governo do Estado com a educação. Em Valença (Campus XV), a ocupação resiste e as articulações com a sociedade baiana se tornam mais fortes, no sentido de estimular o movimento que está sendo vitorioso a cada dia.

Gerusa Sobreira

Militante da UJR, Diretora da D.A. de Pedagogia / Coordenadora do D.C.E.;

Gisele Estrela

Representante do Colegiado de Pedagogia, Secretária do D.A. de Pedagogia




Nenhum comentário: