terça-feira, 27 de outubro de 2009

Com chapa única, a Gestão Zumbi Caeté consegue reeleição tendo uma grande participação dos estudantes do curso de Comunicação Social - COS.


Há pouco mais de um ano foi formado um grupo que adotou o nome de Zumbi Caeté, em homenagem à resistência e bravura do povo alagoano, representado nas heróicas lutas por liberdade dos negros, lideradas por Zumbi, e dos indígenas, concebida nos Caetés.

No Curso de Comunicação Social - COS, essa resistência deu seu primeiro resultado ao derrotar o grupo das antigas gestões, ligado ao PSTU/Além do Mito, que travavam a participação direta dos estudantes e o avanço das lutas. Esses que vem cumprindo o mesmo papel na direção do DCE-UFAL.

Em agosto do ano passado, por uma diferença ainda pequena (10% - 26 votos), a chapa Zumbi Caeté, tomou posse da Gestão 2008/09 prometendo a retomada das lutas e a construção coletiva desse importante diretório acadêmico.

Esse objetivo foi certamente bastante perseguido: a sede do DAFN foi transformada (ganhou computador, sofá, frigobar, ar-condicionado) e agora está sempre repleta de estudantes, a rádio livre N´ativa (localizada dentro do curso) foi reativada, seminários, festas, atividade do dia da mulher, debate e luta em defesa do diploma de jornalista, celebração do dia dos Relações Públicas, apoio a participação nos jogos internos, apoio ao trote e a semana dos estudantes de comunicação, participação nos encontros de área e a comemoração do aniversário de 30 anos do COS, movimentaram bastante o curso e garantiram a coesão dos estudantes para as lutas.

Primeiro, o caso do professor aloprado (professor que tinha DE e trabalhava para uma empresa privada e ainda queria que os estudantes fizessem o irregular trabalho dele), depois a defesa da democracia nas eleições do colegiado e, por fim, a grande luta que parou o curso exigindo mais professores e solução para os problemas de estrutura. Um grande ato mobilizou todos estudantes, os professores comprometidos e até os funcionários do curso, que saíram em passeata ocupando a reunião dos Pró-Reitores da UFAL.

Seguramente, com essas batalhas, ficou difícil para a “oposição” ter espaço no curso. De certo, esse grupo que dominou o DAFN por quase 7 anos não conseguiu formar uma chapa para a disputa. Enquanto faltaram 12 para essa dita oposição, o grupo Zumbi Caeté, com seus 42 membros, se reelegeu para fortalecer o DAFN e fazer mais uma gestão de luta. Com o tema: Juntos, somos mais DAFN. Elaine Gonzaga diretora de comunicação da nova gestão afirma: “vamos dar um passo a frente na unidade dos estudantes e nas suas conquistas. O DAFN sai fortalecido dessas eleições. Certamente, esses 240 votos conquistados com chapa única mostram a força que nos fará transformar o movimento estudantil da UFAL”.


Ésio Melo

Coordenador do Diretório Acadêmico Freitas Neto de Comunicação Social da UFAL

Membro do Movimento Correnteza – UFAL

Coordenação da União da Juventude Rebelião - Alagoas

Nenhum comentário: