Todos os dias os estudantes têm que pegar uma estrada de terra por quilômetros, para poder assistir suas aulas. A viagem no “poeirão” (apelido carinhoso que os estudantes deram ao ônibus), é feita num ônibus velho, que recorrentemente quebra e sempre se encontra lotado e sem condições de uso. A licitação sobre a construção da estrada ligando a cidade a UFRPE se arrasta há mais de ano, e enquanto isso os estudantes continuavam submetidos a essa dura realidade.
Porém, com o início do ano letivo as coisas começaram a mudar. Graças ao trabalho de construção do movimento estuantil na cidade que resultou numa maior participação e mobilização dos estudantes e em sua própria organização, com a criação dos CA´s e de uma presença ativa do DCE-UFRPE nas necessidades estudantis, o movimento passou a ter força em Serra Talhada.
Fruto disso, no dia 12 de março de 2009 os estudantes decidiram dar um basta nesse absurdo. Após uma grande mobilização no campus, o DCE-UFRPE organizou um ato na ocasião da visita do Governador Eduardo Campos à cidade. Com muita disposição e combatividade, mais de 400 estudantes em praça pública cobraram do governador uma providência em relação ao problema da estrada e do transporte.
Em público, o governador se viu obrigado a convocar para a semana seguinte uma reunião com o governo para definir essa questão. E assim foi feito, os estudantes conquistaram essa audiência e NO OUTRO DIA A LICITAÇÃO SAIU NO DIÁRIO OFICIAL!
O DCE-UFRPE, gestão RECONSTRUÇÃO, e os estudantes da UAST mostraram qual é o caminho para os estudantes conquistarem seus direitos: o da MOBILIZAÇÃO! e com certeza essa luta não vai parar, garantindo melhorias nas condições de ensino para os estudantes de toda UFRPE.
Yuri Pires e Clóvis Nascimento
Diretores do DCE-UFRPE
Nenhum comentário:
Postar um comentário