segunda-feira, 2 de março de 2009

Início do semestre, início das mobilizações e lutas


Iniciado o ano, as faculdades e universidades de todo o país dão início ao calendário letivo. Nas instituições federais esse é um ano chave, pois a partir da adoção do REUNI, se inicia o aumento no número de estudantes e aumenta a responsabilidade do movimento estudantil para colocar os novos alunos em movimento, em especial, por conta do corte no orçamento da educação e uma ameaça de contingenciamento dos já insuficientes recursos para a expansão universitária.

Nas instituições privadas, a política de lucro acima da educação impõe aos estudantes de todo o país aumento em suas mensalidades. Em média, um aumento superior aos 10% foi praticado nesse início do semestre nessas instituições, o que aumentará a inadimplência e dificultará aos estudantes a continuidade de seus cursos.

Como vemos, esse é um período muito propício para a divulgação e a mobilização dos estudantes com o movimento estudantil. Essa oportunidade precisa ser abraçada em todas as universidades, e a melhor forma é promovendo debates, discussões relativas a recepção dos calouros, feras e bichos (de acordo com o local do país....) e as calouradas que são uma grande oportunidade de mobilizar os estudantes nesse início de semestre.

A Tese REBELE-SE através das entidades de base que compõem seu trabalho participará e promoverá essas ações, e publicaremos aqui no blog as ações para que todas possamos estar atentos a essa mobilização.

Envie você também as notícias e ações de recepção desse período em sua faculdade ou universidade ao blog e vamos contribuir com a organização do movimento estudantil em todo o país.


Nenhum comentário: