quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Chapa da situação promove fraude na eleição do DCE UNICAP


Há dez anos o mesmo grupo político está à frente do Diretório Central dos Estudantes da Unicap, resultado: aumento de mensalidades anualmente sem nenhum questionamento e cobranças abusivas de taxas. É comum vermos a prorrogação de mandatos e processos eleitoras que são anulados por fraude! Afinal, essa é a única forma de se manterem no DCE, haja vista a insatisfação dos estudantes com a paralisia em que se encontra a nossa entidade.
Numa campanha animada por declarações de apoio de muitos colegas, o GRITO ESTUDANTIL denunciou o imobilismo das últimas gestões. As manifestações de apoio declaradas nos corredores e nas filas de votação incomodaram o grupo que vêm tentando se perpetuar no DCE. Vendo se aproximar a hora de acabar o seu reinado, se utilizaram dos mesmos recursos que costumam utilizar todas as vezes que foram ameaçados pela oposição: agressões físicas e fraude, a exemplo do que ocorreu nas eleições de 2007 quando a oposição “ganhou mas não levou”.
Atrasos na abertura e urnas que sequer foram abertas, desaparecimento de cédulas e de listas de votação, constituíram o quadro sombrio criado pelos membros da comissão eleitoral (quase todos ex-diretores do DCE ligados às últimas gestões). Mas, como nenhuma das medidas tirou o ânimo da campanha da oposição, a chapa da situação partiu para o desespero: agrediram o fiscal da chapa GRITO ESTUDANTIL e roubaram a urna do Ciclo Básico, localizada no 8º andar do Bloco G desaparecendo com ela entre os corredores e minutos depois, arremessando-a com o lacre violado próximo ao elevador, no primeiro andar. Simultaneamente, tumultuaram várias urnas onde a votação era favorável ao GRITO ESTUDANTIL. Inclusive, os membros da comissão eleitoral, no lugar de apurarem os fatos e tomarem as devidas providências, participavam do tumulto nas urnas.
O GRITO ESTUDANTIL recorreu ao Conselho de Diretórios Acadêmicos (instância deliberativa do DCE superior à comissão eleitoral e à diretoria) que interrompeu o processo eleitoral e se reunirá às 15h do dia de hoje (29 de outubro) para discutir os encaminhamentos do processo eleitoral.
Lamentamos a existência de forças tão retrógradas no movimento estudantil da Unicap ao ponto de não aceitarem a democracia estudantil e o voto dos estudantes. Cabe esclarecer que essas mesmas forças retrógradas têm por ídolo o Sr. José Sarney e quando o deputado do seu partido político ocupou a presidência da Câmara dos Deputados, defenderam o aumento dos salários dos Deputados sem dar uma só palavra sobre o aumento das verbas para a educação!
Defendemos a destituição da atual comissão eleitoral e a eleição de uma nova comissão que assegure a lisura e a democracia das eleições, bem como, a definição de uma nova data para a realização da votação, assegurando que a maioria dos estudantes escolha a diretoria do DCE.

Nenhum comentário: