domingo, 8 de fevereiro de 2009

Documento da Reforma Universitária - IV



VIII. Ensino Tecnológico

Contra o fim dos cursos tecnológicos, garantia de seu fortalecimento e criação de política de bolsas específicas para o fomento da pesquisa aplicada; Introdução de uma visão humanística na grade curricular desses cursos;
Melhoria nas instalações de laboratórios e bibliotecas de acordo com as inovações tecnológicas;
Regulamentação imediata dos cursos tecnológicos, permitindo sua inserção no mercado de trabalho;

IX. Pesquisa

Incentivo a pesquisa dentro da graduação;
Criação de pólos estratégicos de ciência e tecnologia com projetos que integrem as universidades;
Ampliação imediata no investimento na pesquisa;
Fortalecimento dos programas de pós-graduação voltado a atender demandas sociais a partir do desenvolvimento científico;
Pela revogação da lei de inovação tecnológica;

X. Extensão

Fortalecimento da extensão universitária, dando maior ênfase em sua inserção nos currículos e em seu financiamento, garantindo bolsas para os estudantes;
Ter prioridade nas relações com entidades representativas dos movimentos populares e comunidades pobres próximas às instituições na realização de projetos de extensão;
Não a cobrança financeira da extensão nas universidades privadas;

XI. Avaliação Institucional

Implementação da avaliação docente;
Fim do ENADE;
Não ao ranqueamento;
Participação estudantil nas Comissões Permanentes de Avaliação (CPA's) e que levem-se em conta projetos de pesquisa e extensão;
Estabelecimento de metas após a avaliação para melhoria da qualidade nos cursos;
Avaliações locais que levem em contas especificidades dos currículos;

XII. Cultura

Implementação nas grades curriculares de incentivo a produção artística estudantil como meio de reflexão das ações dos estudantes dentro e fora da universidade;
Que os programas de pesquisa e extensão incentivem o resgate da cultura popular através de ações junto às comunidades fora da universidade e às suas respectivas produções culturais;
Criação de espaços nas Universidades de divulgação dos trabalhos artísticos dos estudantes, mesmo quando não contemplados pela grade curricular;Inclusão do estudo sobre os conteúdos das artes negra, indígena e de outros países;
Que a universidade incentive a criação de programas (oficinas, debates, workshops, seminários) que contemplem as comunidades e os movimentos sociais, através de atividades extra-curriculares;
Pela implementação de estruturas materiais (espaço físico e equipamentos) adequadas as aulas, ambientes de estudo e apoio a criação artística dos estudantes.


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